Pratagy sobe ao palco da Kasa Coentro para apresentar seu novo álbum
- João Paulo Jussara
- 19 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de dez. de 2019
Em novo trabalho já disponível em todas as plataformas digitais, o artista faz referências contemporâneas do indie pop ao R&B

Quase um mês depois de divulgar seu mais recente trabalho, chegou a hora do cantor e compositor Pratagy apresentar no palco as novas composições, que trazem uma sonoridade refrescada do artista. Ele faz show de lançamento do álbum Pratagy amanhã (20), às 20h, na Kasa Coentro, localizada na avenida Governador José Malcher, em Belém. A entrada é franca.
Pratagy leva ao show o resultado da mistura entre novas referências e experimentações com sintetizadores e batidas eletrônicas. Desta vez em um álbum autointitulado, ele mescla arranjos de cordas, sopros e percussões, passeando pelo R&B, house e funk brasileiro dos anos 90 - esse último, tema de pesquisa acadêmica do artista.
Com oito faixas, o álbum teve influências decisivas para a sua expansividade sonora. Pratagy conta com participações dos músicos cearenses Arquelano e Emischramm, além de participação do conterrâneo Toussaint. Com composições que abordam desde desilusões amorosas, em diálogo com a cantora Emischramm, até os sonhos e ambições de amadurecer no mundo de hoje, a obra trata de temas profundos com uma poética descomplicada.
Ouça a faixa "Dias de Verão":
O artista relembra que o processo de composição do álbum começou logo após o lançamento de Voo e Mansidão, EP lançado em 2018. Na época, as músicas que ficaram de fora não foram consideradas para o novo trabalho, isso porque a ideia era construir algo que fizesse sentido por si só, ou como Pratagy diz, "que capturasse um momento".
"Gosto muito dessa ideia de que o álbum refletia o momento do artista, a evolução de ano em ano, o que é mais raro hoje em dia, com lançamentos de álbuns cada vez mais distantes um do outro. Coincidentemente, tenho lançado um álbum a cada ano, e achei legal a brincadeira de não ter nome, meio que ser uma referência aos discos dos anos 60 e 70" - Pratagy, cantor e compositor.
Fugindo um pouco das sonoridades eletrônicas do synthpop dos anos 80, marcas do trabalho anterior, desta vez Pratagy traz na lista de referências trabalhos contemporâneos, como o R&B de Solange, o indie pop de Robyn e até mesmo o funk de MC Bruninho.
Com o lançamento do álbum, no último dia 25 de outubro, Pratagy conseguiu espaço em playlists destaque no Spotify, como Brasil 360, que reúne novos trabalhos de artistas brasileiros. Por lá, Pratagy divide espaço com nomes como Emicida, IZA, Céu e Liniker e Os Caramelows.
Na mesma plataforma, a primeira faixa do álbum, Dias de Verão, já atingiu mais de 10 mil execuções. Sobre a ousadia de lançar um álbum inteiro, em um período em que singles e EPs são cada vez mais comuns, Pratagy brinca dizendo que é “uma maluquice”.
“Eu sempre quis compor para um álbum inteiro, meus outros são menores. Mas gosto da ideia das pessoas escutarem o álbum na ordem que elas quiserem, ou pegar as músicas que elas gostarem e misturar nas playlists delas. Acho que foi pensado para isso, para você bagunçar e ouvir do jeito que quiser”, diz.
Com informações de Lucas Costa, da assessoria do artista.
Serviço:
Show de lançamento do álbum “Pratagy”, em Belém
Data: 20 de novembro de 2019 (quarta-feira)
Hora: 20h
Local: Kasa Coentro (Av. Gov. José Malcher, 1084 - Nazaré, Belém - PA)
Entrada franca.
Comentários