Está no ar o site Ver-o-Rock
- João Paulo Jussara
- 9 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de nov. de 2019
Fique por dentro de tudo o que acontece no cenário do rock paraense

Com a proposta de oferecer um novo espaço de apreciação e divulgação do cenário do rock paraense de todas as vertentes, está no ar o site Ver-o-Rock. Aqui, os fãs do gênero têm acesso a conteúdos exclusivos, como reportagens com artistas e bandas, resenhas de álbuns, agenda cultural com os próximos shows que acontecerão em Belém e em outros municípios do Pará, além de uma área com indicações de músicas e vídeos de artistas do estado, para que o público fique sempre por dentro de tudo que está rolando.
O site nasceu a partir de um projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jornalismo idealizado por mim, João Paulo Jussara. Notei que nos últimos anos o rock vem perdendo cada vez mais espaço, tanto na indústria cultural como na mídia. A plataforma de streaming Spotify, por exemplo, divulgou, em 2018, sua retrospectiva musical, listando os gêneros mais escutados do mundo.
No Brasil, o sertanejo e a música eletrônica empatam na liderança, com 13% do total de downloads feitos pelos brasileiros na plataforma. Em seguida, o hip-hop aparece na segunda posição juntamente com o R&B, com 10% dos downloads, do dance, com 9%. O rock aparece nas últimas posições, com apenas 6% dos downloads.
Prova de que o rock já não dispõe mais do mesmo espaço no mercado musical e na mídia, é que existem pouquíssimos portais de notícias voltados a este público específico. Algumas revistas e sites permanecem produzindo conteúdo, alguns diriam que até como forma de resistência, como o site Whiplash, a revista Rolling Stone e o portal Rock Press.
Entretanto, após uma pesquisa, notei que não existe sequer um portal de notícias especializado no cenário do rock no Estado do Pará ativo, estado que possui mais de 8 milhões de habitantes e onde há várias bandas tentando conquistar algum espaço, produzindo conteúdo independente e ralando para formar seus públicos.
Foi pensando em ajudar a preencher esta lacuna e proporcionar mais visibilidade ao cenário independente do estado, que resolvi criar um portal de notícias para atender este público, utilizando critérios jornalísticos aprendidos no decorrer do curso para entregar um produto de qualidade aos ouvintes do rock no Pará.
Comentários